Unreal Engine 4 se torna a primeira engine a ter suporte para Vulkan API

A Epic Game acabou de revelar que a engine de desenvolvimento de games Unreal Engine 4 é a primeira a ter suporte oficial para a nova Vulkan API, uma demonstração foi apresentada no Mobile World Congress 2016, mas apenas para plataformas mobile.

Certo, mas antes de tudo, para você que está por fora:

O que é Vulkan API?

Vulkan API (Link Aqui) é uma API de baixo overhead e multi plataforma para gráficos 3D e aplicações de computação desenvolvida pela Kronos Group, anunciada pela primeira vez em março de 2015. Vulkan API é basicamente uma continuação do OpenGL. Foi originalmente anunciado como “a próxima geração da iniciativa OpenGL”, e inclui alguns bits e pedaços do AMD’s Mantle API(Link Aqui). Vulcan é suposto a oferecer inúmeras vantagens em relação a outras APIs de GPU, habilitando um excelente suporte a multi plataforma, melhor suporte a processadores multi-threaded, menor carregamento da CPU, e uma pitada de OS agnosticism. Também facilita o desenvolvimento de drivers e permite pré-compilação de drivers, incluindo o uso de shaders escritos em várias linguagens.

Pra resumir, o novo Vulkan API tem uma série de vantagens em relação ao antigo OpenGL, entre elas s eliminação da necessidade de uma grande quantidade de memória e gerenciamento de erro.

Nova versão estável anunciada.

Uma versão estável e funcional da Vulkan foi anunciada na semana passada e muitas companhias estão na correria para fornecer suporte a essa API. As empresas que fazem hardware, como AMD, Intel e Nvidia, foram as primeiras a darem suporte à Vulkan, mas já era esperado que o fizessem uma vez que fazem parte do grupo de desenvolvimento.

Pra falar a verdade, a primeira engine a anunciar suporte para a Vulkan foi a Croteam studio, para seu jogo The Talos Principle, mas a Unreal Engine é a primeira grande engine a fazer isso. É bem provável que outras engines, como Source da Valve, CryEngine da Crytek, entre outras, façam o mesmo.

Demo para plataformas mobile.

A Epic Games apresentou um demo da Unreal Engine rodando em uma plataforma móvel durante a Mobile World Congress 2016 usando a Vulkan API.

Vulkan 1.0 está em competição “direta” com o Microsoft DirectX 12, e o fato da grande companhia como a Epic Games ter dado suporte tão rápido para essa nova tecnologia é um bom sinal para os usuários Linux também.

Da uma olhada no vídeo:

Leave a comment



Publicado

fevereiro 24, 2016

Compartilhe

Congresso-de-Mobile-miniatura-1

Copyright 2019 © All Rights Reserved