Criadores de aplicativos iOS e Android ganharam mais de 89 bilhões de dólares (300 bilhões de reais ou mais, considerando as altas e baixas do dólar) de receita em 2016, segundo a MarketWire. Desta quantia, a maior parte das vendas vem de aplicativos gratuitos.
Surpreso?
Todo desenvolvedor se acerca de dúvida depois do trabalho finalizado quanto à questão da proporção de uma bela experiência ao usuário e da geração de receita.
O receio do consumo de tempo e dinheiro em aplicativos gratuitos é um empecilho para muitos desenvolvedores. Porém, a crescente produção de aplicativos “Free-to-Download “ mostra que o número massivo de downloads desse tipo por parte do usuário evidencia um fato: o usuário tem carência de manipular, testar e aprovar o software antes de investir.
Vamos nos desvencilhar de métodos adnetworks para as dicas a seguir, como Facebook, Google AdMob, Ad Colony, Applovin, entre outros (você pode empregá-los, mas serão abordados com mais conteúdo no futuro). O foco será nas estratégias que impactarão o seu cliente no uso e investimento ao aplicativo.
5 ESTRATÉGIAS QUE TE GARANTIRÃO NO AUGE DA MONETIZAÇÃO DE APLICATIVOS GRATUITOS
Estratégia nº 1: Pagamento através de Propagandas Remuneradas
Gastar dinheiro ou acessar ofertas recompensadas? Você, com certeza, já se deparou com essa situação, principalmente se é um assíduo gamer. Quando o usuário possui o software, mas não está em versão completa, como a maioria dos aplicativos gratuitos (“Free-to-download”), pois, para obter benefícios, como upgrades ou status Premium, por exemplo, é necessário um IAP (In-App-Purchase, ou Compra no Aplicativo, em português). Ofertas linkadas ou vídeos premiados podem ser dispostos para recompensa como moeda de troca. Evite colocar a propaganda nas horas mais essenciais do uso, mas, também, não a deixe passar despercebida em momentos discretos. Básica, simples e freqüentemente usada, essa estratégia é bem recebida por muitos usuários.
Estratégia nº 2: Vantagens da Experiência Sem Propagandas
Inicialmente, quem se dispôs a baixar o aplicativo gratuito já tem certa ciência do trade-off envolvido nisso, então você lucrará a cada clique nas propagandas, e, além disso, haverão os usuários adeptos ao IAP que darão um maior “boost” na receita. Caso você tenha optado por essa disponibilização de propagandas obrigatórias, mostre ao usuário o proveito da limitação de anúncios no aplicativo. Essa estratégia é rentável, porém arriscada. A aplicação dessa estratégia deve ser meticulosa, para que não haja insatisfação generalizada.
Estratégia nº 3: Promoções por Tempo Limitado
Afinal, quem não gosta de um preço reduzido? Em muitos casos, o usuário considera o preço alto ou somente precisa de algum impulso para a compra. Lembre-se o porquê do sucesso assombroso da Black Friday: psicologicamente, ela te convence a comprar produtos com preços bem atraentes, até quando você não tem necessidade. Vários usuários não perderão a oportunidade de adquirir benefícios que estão com o prazo marcado e o valor acessível.
Estratégia nº 4: Criação de Novos Recursos e Atualizações
Aplicativos se tornam obsoletos se não forem renovados, seja pelo fator concorrência ou pelo fator tempo. Ofereça novos recursos e atualizações periodicamente para atrair o público que poderia estar desgastado e inclinado ao desuso. Isso surte bastante efeito, mas não oferte sempre somente modelos pagos ou Premium, pois afastarão possíveis investidores.
Estratégia nº 5: Divinamente Premium
Torne o aplicativo útil ao usuário e o encha de recompensas, mas não esqueça os potes de ouro. Facilidades, exclusividades e tudo o que torne a experiência ainda mais prazerosa deve ser designado aos usuários Premium. Lembre-se de não deixar o usuário “Free” desamparado em comparação a um abusivamente favorável Premium, mas, também, deixe claras as vantagens que um Premium obtém.
Enfim, há muitos tipos de estratégias para adoção que permitem a expansão da sua rentabilidade, a conveniência será apenas um passo a ser tomado por você e a sua idéia de negócio! Estudo e testes de cada estratégia para o público alvo em que o app desenvolvido está sendo oferecido a fim de descobrir a que melhor se adéqua.
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